O clima natalino tomou conta de quem passava pelo hall do Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria, na manhã desta sexta-feira (01). Alunos surdos e ouvintes das Escolas Municipais Ativas Integrais (EMAIs) Celso Monteiro Furtado e Leonel Brizola apresentaram quatro músicas natalinas na Língua Brasileira de Sinais (Libras). A apresentação foi acompanhada pela secretária de Educação e Cultura de João Pessoa, América Castro.
“A sensação é de muita alegria e também de um compromisso assumido em campanha pelo prefeito Cícero Lucena. Eu lembro muito bem que na campanha a gente falava muito da inclusão da rede e, graças a Deus, a gente conseguiu implantar duas escolas de referência para a Educação de Surdos. A gente olha a integração dos nossos estudantes ouvintes com os nossos estudantes surdos, ofertando também aulas de Libras para os nossos alunos ouvintes que estão evoluindo, adquirindo outra língua. Então, aí sim, a gente está promovendo a inclusão dentro das nossas escolas e os espaços estão sendo garantidos igualmente para todos”, disse emocionada a secretária América Castro.
Esse é o primeiro coral formado por alunos surdos na Rede Municipal de Ensino. São 25 alunos surdos e oito ouvintes. O tema da apresentação foi ‘Mãos que cantam e encantam’.
O coral encantou Renan Franklin Medeiros Gonçalves e Kaline Cristine Gonçalves Pereira, pais de Guilherme Rafael, aluno da EMAI Leonel Brizola.
“Primeiramente agradeço ao espaço e a força que a Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Educação, vem dando na luta de nós pais, para o desenvolvimento e independência dos nossos filhos surdos. As escolas da Rede Municipal de Ensino vêm avançando bastante e com esse projeto da Escola Integral a gente está vendo essa evolução e estamos muito felizes. O desenvolvimento que eles vêm adquirindo e, também, perante a sociedade aceitando a inclusão da pessoa surda. Aproveito o espaço, o momento natalino, para a gente ver os corações se enchendo de alegria e, cada vez mais, que a inclusão faça parte do nosso dia a dia”, disse Renan Franklin.
As quatro músicas apresentadas foram: Sino de Belém; É Natal; Natal todo dia; e Vem que tá chegando o Natal. Ao final de cada música o coral era aplaudido, em Libras.
Alegria para a aluna surda Eloah Moreira Santos, da EMAI Economista Celso Monteiro Furtado. “Foi muito bom. Eu me emocionei bastante, amei participar do coral. Eu estava mais ou menos tranquila porque passei a noite toda sonhando, querendo cantar”, disse aluna com a ajuda de uma intérprete.
Todos os ensaios e a apresentação foi coordenado pela professora de Libras do Departamento de Educação Integral da Sedec, Rosângela Melo.
“A ideia surgiu quando a gente percebeu que o aluno surdo fica um pouco fora desse momento, dessa vivência natalina, até mesmo dentro da família. Então, nós sentimos a necessidade, sentamos com os professores de Libras das escolas de referência, trouxemos a ideia, ensaiamos com eles e deu tudo certo. Para mim é um momento de muita emoção, de saber que o surdo está vivenciando esse mundo do natal, vivenciando as melodias natalinas que eles estão participando como protagonistas”, relatou Rosângela.
- Texto: Alexandre Quintans
Edição: Lilian Moraes
Fotografia: Gilberto Firmino
About Author
Veja também
Destino Paraíba ganha destaque na imprensa nacional
Na FCJA: seminário homenageia jornalista paraibano pioneiro da causa animal e do feminismo
Alunos da Escola Juvêncio Coelho de Carvalho, em Costinha, tem dia inesquecível durante visita em João Pessoa, em comemoração ao Dia das Crianças
Silvio Porto (Silvinho) recebe amigos em aniversário classe A
CMJP promove café da manhã de integração entre os vereadores