Trinta famílias do Assentamento Outeiro de Miranda, cadastradas pela prefeitura, receberão cisternas do Projeto Cooperar

Trinta famílias de agricultores do Assentamento Outeiro de Miranda, em Lucena, serão beneficiados nos próximos dias com cisternas, dentro do Programa PB Rural Sustentável, do Governo do Estado, executado pelo Projeto Cooperar. Na última terça-feira (27), técnicos do Cooperar estiveram na zona rual do município fazendo vistorias, com o objetivo de implantação dos sitemas de captação de água da chuva e a construção das cisternas.

A Prefeitura de Lucena, por meio da Secretaria Municipal de Agicultura e Pesca acompanhou a visita dos técnicos do Cooperar, em mais uma ação que vem beneficiar os agricultores da cidade. “O município só tem a agradecer a mais uma benfeitoria para nossos agricultores. Estamos à inteira disposição para ajudar no que preciso for”, afirmou o prefeito Léo Bandeira.

O secretário municipal de Agricultura e Pesca, Maciel José informou que desde o início da gestão do prefeito Léo Bandeira, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria fez o cadastro de 40 famílias, no entanto, houve a redução para 30 famílias serem beneficiadas. “Serão atendidas 30 famílias, mas, continuamos reivindicando as benfeitorias para as demais”, disse Maciel.

✅ SAIBA MAIS

O que é o PB Rural Sustentável?

É um projeto do Governo do Estado da Paraíba em parceria com o Banco Mundial, que será um dos alicerces para a promoção do desenvolvimento econômico e social da população da zona rural paraibana, em especial do semiárido.

Quem vai executar?

Será executado pelo Projeto Cooperar e a Secretaria da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido (Seafds).

Qual o objetivo?

Melhorar o acesso à agua, reduzir a vulnerabilidade agroclimática e aumentar o acesso a mercado da população rural da Paraíba, visando aumentar a renda e a geração de empregos.

Quem vai beneficiar?

Serão beneficiadas 44,6 mil famílias, o que corresponde a 165 mil pessoas.

Quais as linhas de ação?

  • ACESSO Á AGUA: Abastecimento d’água, incluindo a dessalinização quando necessário, estabelecendo mecanismos de gestão para operar e manter esses sistemas;
  • REDUÇÃO DA VULNERABILIDADE AGROCLIMÁTICA:  Adoção de tecnologias que propocionem aos beneficiários melhor convivência no semiárido, reforçando o impacto positivo das ações de segurança alimentar e nutricional dos pequenos agricultores;
  • ACESSO A MERCADO:  Apoio às Alianças Produtivas, através das Associações e Cooperativas de produção, na gestão e acesso a mercados.

Quem vai financiar?

As ações são financiadas com recursos de empréstimo do Banco Mundial e da contrapartida do Governo estadual e das comunidades.

Onde vai atuar?

O Projeto tem como área de abrangência 222 municípios do Estado, priorizados de acordo com os indicadores de meteorologia, produção agrícola e aspectos sociais. A população indígena e quilombola terão prioridade nas demandas encaminhadas ao Cooperar.

Quanto tempo vai durar?

O Projeto será executado no prazo de quatro anos e meio (2019 – 2024).

Prefeitura Municipal de Lucena

Coordenação de Comunicação

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *