Os funcionários efetivos, contratados e comissionados da Prefeitura Municipal de Lucena estão com seus salários do mês de junho garantidos e devem receber nesta sexta-feira, dia 27. A prefeitura teve que judicializar uma ação para garantir o pagamento aos seus funcionários, isto porque seis dos nove vereadores que integram a Câmara Municipal insistem em não aprovar suplementação e remanejamento do orçamento.
A intransigência dos vereadores Sandro Toscano, Ângelo Inácio, Severino Amâncio (sibiu), Jair Chagas, Arnóbio Menezes e Chico de Dulce, todos da bancada de oposição, deixa comprometida o pagamento dos vencimentos dos servidores referentes ao mês de julho próximo e também metade do 13º salário.
Nesta quinta-feira, 27, sabedores de que os vereadores se reuniriam e não iriam aprovar a suplementação e remanejamento orçamentário, os servidores municipais compareceram em grande número na Cãmara Municipal, levando o presidente da casa, vereador Sandro Toscano a suspender a sessão ordinária, que não retornou.
Com palavras de ordem e pedindo a saída de alguns vereadores, os manifestantes disseram que estavam alí por motivos justos e que os vereadores não lhes representavam, isto porque não queriam votar um direito garantido que é o pagamento dos vencimentos trabalhado.
“Absurdo. Eles não nos representam. Vamos dar o troco nas eleições que se aproximam”, afirmou uma servidora que pediu para não ter seu nome revelado.
A Suplementação e Remanejamento orçamentário é comum e já vinha sendo feito, normalmente, desde 2021 no município de Lucena. De acordo com o setor contábil da prefeitura, Isso ocorre em todos os entes públicos tendo em vista que não há como “ adivinhar “ gastos extras.
A prefeitura e qualquer órgão faz um planejamento que é a LOA -Lei Orçamentária Anual e muitas vezes precisa suplementar, no entanto, devido a questões políticas, os vereadores da oposição vinham aprovando normalmente, mas agora fica clara a intenção de prejudicar o andamento do orçamento municipal.
Por Marcos Lima
About Author
Veja também
EXCLUSIVO – Sem gabinetes para presidente e vereadores, Câmara Municipal de Lucena já tem 30 pessoas nomeadas – CONFIRA
Praças públicas na Zona Rural de Lucena recebem WI-FI gratuito
Prefeito de Lucena mantém Wamberto Cruz no cargo de secretário da Infraestrutura
Léo Bandeira segue montando equipe de trabalho na Prefeitura. Diário Oficial traz nomeações na Educação, Administração, Articulação Política e outras Secretarias. CONFIRA
Prefeito Léo Bandeira convida os nove vereadores de Lucena para Café da Manhã, nesta sexta-feira (10)