Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de segurança do Distrito Federal / Crédito: Alan Santos/PR

Moraes ordena prisão de Anderson Torres e de ex-comandante da Polícia Militar do DF

Fabio Augusto Vieira estava à frente da operação no momento dos ataques contra os Três Poderes. Torres viajou para EUA

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), ordenou a prisão do ex-secretário de segurança pública do Distrito Federal Anderson Torres e do ex-comandante da Polícia Militar Fábio Augusto Vieira. Moraes também expediu um mandado de busca e apreensão na residência de Torres..

No momento da insurreição, Torres estava em Orlando, na Flórida, mesmo local em que Bolsonaro passa uma temporada desde antes da posse. Torres, que foi exonerado pelo governador Ibaneis Rocha (MDB) no próprio domingo (8/1), continua nos Estados Unidos.

Já Vieira estava no comando dos oficiais no domingo (8/1), quando os prédios dos Três Poderes foram atacados por golpistas apoiadores do ex-presidente da República Jair Bolsonaro (PL). No mesmo dia, ele também já havia sido afastado do cargo pelo interventor federal Ricardo Capelli.

Tanto o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) quanto os ministros do STF têm apontado a omissão da polícia do Distrito Federal em conter os invasores.

No próprio domingo, Moraes já havia afastado Ibaneis Rocha do cargo de governador do DF por 90 dias para apurar se houve omissão da administração dele em controlar a situação.

Devem ser determinadas mais prisões nos próximos dias. As investigações tentam chegar aos financiadores dos ataques

______________________________________

About Author