Os órgãos de segurança que atuarão no Carnaval 2026 de Lucena se reuniram na manhã desta segunda-feira, dia 9, no gabinete do prefeito Léo Bandeira, para traçar toda a logística objetivando manter a paz e tranquilidade neste período carnavalesco.
Além de representantes da Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros Militar, também estiveram presentes representantes das Secretarias Municipais de Turismo, Meio Ambiente, Infraestrutura, Saúde, Cultura, Receita e ainda Imprensa, Conselho Tutelar e Procuradoria Jurídica.

A partir de sexta-feira, dia 13, as atenções serão redobradas e atuação dos órgãos de segurança estarão 24 horas concentradas para melhor atender as pessoas que estarão no município de Lucena neste período de Carnaval. “A segurança de quem procura Lucena durante este Carnaval é prioridade e nosso objetivo é que todos possam brincar com a maior tranquilidade possível”, disse o prefeito Léo Bandeira.
EFETIVO
Setenta policiais militares estarão durante os quatro dias de folia (sexta, sábado, domingo e segunda-feira) no período noturno garantindo a tranquilidade dos foliões, devendo esse número ser ampliado conforme o capitão-PM Urquiza, responsável pelo policiamento no município. O Batalhão de Trânsito (BPTran) fará bloqueios durante o dia no sentido de coibir alguma irregularidade que porventura venha ocorrer. “Serão feitos também bloqueios móveis”, garantiu Urquiza.
Vinte e cinco (25) Militares do Corpo de Bombeiros estarão atuando na orla do município durante o dia, enquanto 10 bombeiros ficarão de prontidçao no período noturno, além da realização de blitz preventiva na entrada da cidade, duas embarcações no mar, três postos de guardas vidas, além de ambulâncias com médico e enfermeiro, ambulância de resgate, carro contra incêndio, uma ambulância normal e toda atenção voltada para o Carnaval.
Ainda na área de segurança pública, a Delegacia de Polícia Civil, que tem no seu comando o delegado Valdélio Lobo estará aberta 24 horas, havendo ainda a possibilidade da instalação de uma Delegacia Movel. Agentes municipais de trânsito também estarão em atenção total, realizando um trabalho interligado com a PMPB. “Estamos prontos. Temos uma equipe qualificada e preparada”, disse Edvaldo Luna, secretário de Mobilidade Urbana.
SAÚDE
Funcionários da Secretaria Municipal de Saúde também terão trabalho árduo durante o Carnaval 2026 de Lucena. Durante todo o período, farão trabalhos educativos com distribuição de panfletos. Este mesmo serviço será feito pelo CMDCA – Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolecentes que estará de prontidão 24 horas. “O objetivo é cumpritr à risca o Estatuto da Criança e do Adolescente. Estaremos levando as recomendações do Ministério Público a todos os comerciantes, bem como, com a ajuda da Polícia Militar e da Polícia Civil, combater o trabalho infantil”, garantiu Marquinho, presidente do Conselho.

PAREDÕES
“Quem ousar em trazer ou usar som automotivo, os conhecidos “paredões”, terão seus equipamentos apreendidos”, garantiu o prefeito de Lucena, Léo Bandeira, voltando a dizer que uma lei municipal proíbe o uso desses instrumentos na cidade.
De acordo com Léo Bandeira, todos os órgãos de segurança pública já estão cientes da lei e deverão cumprir à risca. O capitão-PM Urquiza informou que, no Carnaval do ano passado, 90% dos problemas foram reduzidos devido o impedimento aos paredões. “Claro que a gestão municipal tem papel importante para que isto tenha ocorrido”, afirmou o oficial, acrescentando que “todos os reboques que adentrarem ao município neste período carnavalesco, serão vistoriados para evitar que tenham algum paredão”, concluiu.
Por Marcos Lima