Partido de Pedro Sánchez, ligado à esquerda, sofreu dura derrota nas eleições regionais de domingo
O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez (foto), anunciou nesta segunda (29) que vai dissolver o Parlamento do país e convocar novas eleições gerais. O comunicado foi feito em discurso televisionado nesta manhã, após o resultado de eleições regionais realizadas ontem, que indicaram uma derrota significativa para a sigla de Sánchez, o Partido Socialista Obreiro Espanhol (PSOE).
O Partido Popular (PP), principal rival político do PSOE, tirou dos socialistas o controle de quase todas as regiões do país, incluindo a Comunidade de Madri, além do governo de sete das dez maiores cidades.
Em pronunciamento, Sánchez reconheceu responsabilidade na derrota de seu partido. O socialista disse ter decidido convocar novas eleições para que “o povo espanhol tome a palavra para decidir o rumo político do país”.
“Assumo em primeira pessoa esses resultados e acredito ser importante submeter nosso mandato democrático à vontade popular”, afirmou.
Segundo Sanchéz, o novo pleito ocorrerá em 23 de julho. Até o momento, ele não disse se concorrerá ou não pelo seu partido. Pelo calendário convencional, as eleições gerais ocorreriam no final deste ano.
Fonte – O Antagonista
About Author
Veja também
Brasileira grávida e marido são assassinados a tiros em Portugal
Em retaliação a assassinato do chefe do Hamas, líder supremo do Irã ordena ataque direto a Israel, diz jornal
jato polonês explode após cair durante exercício militar
Donald Trump é alvo de ataque durante comício na Pensilvânia
Mulher desaparece e é encontrada dentro de cobra píton de nove metros