O Ministério Público da Paraíba (MPPB) recomendou, ao prefeito de Cajazeiras e ao coordenador executivo do Procon Municipal, a exoneração, imediata, dos nomeados a cargos comissionados da autarquia. A recomendação está fundamentada na Lei Municipal 2.970/2022, que cria a Autarquia com a previsão de cargos, nomenclatura, simbologia, remuneração e natureza jurídica, mas não regula as atividades a serem desempenhadas no exercício das funções dos cargos previstos, efetivos e comissionados.
As medidas recomendadas seguem o artigo 37 da Constituição Federal, que define a inexistência das funções dos cargos como uma violação da lei. De acordo com a Promotoria de Justiça, a Lei 2.970/2022 não obedece aos requisitos previstos pela Constituição, sendo uma lei genérica e abstrata. “Ao editar a lei, deve o legislador observar os parâmetros traçados pela própria Constituição Federal/Estadual, a fim de que os princípios basilares da administração pública […] não venham a ser malferidos pela eleição de situações que não possuam qualquer nota de descrição das atividades inerentes aos cargos de chefia, direção e assessoramento, predicados inerentes às nomeações em cargos efetivos comissionados”, diz a recomendação.
A recomendação é parte do Inquérito Civil Público 001.2023.008457, que foi instaurado a partir de uma reclamação anônima proveniente da Ouvidoria do MPPB; e que indicava as irregularidades na ocupação de cargos do Procon de Cajazeiras. Além da exoneração imediata dos cargos comissionados, a Promotoria recomenda que o Município providencie as alterações regulamentares mediante a lei e definam as funções a serem desempenhadas por cada cargo previsto e descritos na lei municipal, em um prazo de até 30 dias. O Município e o Procon de Cajazeiras têm 15 dias para informar se acolheu as medidas recomendadas e quais ações serão tomadas.
Fonte – Ascom MPPB
About Author
Veja também
João Azevêdo lança empreendimento com resort, parque temático e shopping aberto no Polo Turístico Cabo Branco
AGENDA CULTURAL cheia de novidades neste final de semana. Diversão e muta atração musical. CONFIRA
Associação da Polícia Penal e Sindicato de Servidores discutem com Governo do Estado as demandas salariais para 2025
Movimento de luta nos bairros realiza mais uma ocupação por moradia em JP
Diplomação dos eleitos em João Pessoa será realizada na próxima segunda-feira (16)