A partir desta segunda-feira (dia 2), o Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran-PB), em conformidade com o Manual Brasileiro de Exames de Direção Veicular (MBEDV), implementou mudanças nos procedimentos adotados na pista de prova para os exames práticos de habilitação de veículos automotores e motocicletas.
De acordo com a Controladoria Regional de Trânsito (CRT), na prova prática de carro, a principal mudança foi a retirada da baliza como prova isolada. Conforme previsto no manual, o candidato deverá fazer o estacionamento paralelo ao meio fio, porém sem as marcações antes definidas na baliza, sem limitação de tempo e sem número máximo de tentativas, sendo permitido ao candidato estacionar de ré ou de frente.
Já no exame prático para motocicleta, foram retirados os obstáculos de slalom e rampa. O novo circuito passa a ser realizado de forma integrada à pista de carros, atendendo aos novos parâmetros estabelecidos pelo MBEDV.
Júlia Valeska, coordenadora da CRT, lembra que o objetivo do exame passa a ser aproximar a avaliação do trajeto vivenciado em uma via pública. “O manual traz uma proposta diferenciada, uma nova pedagogia, em que o examinador tem que avaliar o comportamento do candidato na via pública. Analisando se suas condutas trazem um potencial lesivo de maior gravidade como, por exemplo, avançar o semáforo, não respeitar as sinalizações verticais e horizontais, desprezar as preferências do pedestre ou do ciclista. Então essa baliza vai ser substituída por um estacionamento, que seria a conduta natural do condutor ao chegar em seu destino final”, destacou.
Conforme descrito no manual, o exame continuará observando os critérios de avaliação previstos, devendo, ainda, respeitar integralmente a sinalização vertical e horizontal durante todo o percurso. Ainda de acordo com o manual, será reprovado o candidato que ultrapasse a pontuação máxima permitida de até 10 pontos.
Segundo o MBEDV, a pontuação das faltas é distribuída da seguinte forma:
• Faltas leves: 1 ponto
• Faltas médias: 2 pontos
• Faltas graves: 3 pontos
• Faltas gravíssimas: 6 pontos
Fonte – Secom PB