A Fundação Casa de José Américo (FCJA), localizada na Praia do Cabo Branco, em João Pessoa, é um importante centro histórico, artístico-cultural e de lazer da capital paraibana, que proporciona acesso à pesquisa e à visitação pública. O local, aprazível, próximo ao ponto mais oriental das Américas (Ponta do Seixas), onde o escritor e político paraibano José Américo construiu sua casa entre o mar e a vizinha Mata Atlântica, tem criado laços afetivos em muitos que visitam suas instalações.
Um exemplo dessas ligações afetivas é Jaíza Evaristo Ferreira da Silva, ex-servidora do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), que todas as sextas-feiras frequenta a Feira dos Aromas, promovida pela Fundação Casa de José Américo. A feira é um evento cheio de cor, produtos naturais, artesanato e muita cultura nordestina.
Vizinha da FCJA desde a década de 1990, Jaíza Evaristo é cliente assídua da Feira dos Aromas e revela que “ama visitar a Fundação, principalmente a casa onde residiu José Américo e que dá nome à instituição. “Tenho um vínculo afetivo com esse espaço. Quando meu pai, Heleno José Evaristo, vinha me visitar e olhava pela varanda do prédio sempre dizia: ‘Minha filha, eu já trabalhei aí’. Eu gostava de ouvi-lo contar suas histórias sobre a casa”, diz.
Ela ainda confidencia que seu pai trabalhava na construção civil. Era pedreiro e depois se tornou mestre de obras. Segundo Jaíza, trabalhar no lugar onde viria a ser a FCJA marcou a história do seu pai, pois ele conseguiu conversar algumas vezes com José Américo de Almeida.
“Meu pai me contou que José Américo era um homem simples e popular, chamava os trabalhadores para almoçar ou lanchar e sentava à mesa com eles para conversar. Meu pai considerava José Américo um homem bom”, ressalta Jaíza Evaristo. A visitação à FCJA é gratuita e acontece de terça-feira a domingo, das 9h às 16h. Já a Feira dos Aromas é realizada semanalmente e a atividade acontece todas às sextas-feiras, das 8h às 14h.
Fonte: Espaço PB com Assessoria-FCJA (Amanda Felix) – Foto: Reprodução – Contato: jorgerezende.imprensa@gmail.com
About Author
Veja também
-
MAIS UMA – Atleta revelada pelo KASHIMA é convocada para a Seleção Brasileira Sub 20
-
Prefeito Léo Bandeira consegue “Carroção” para atender a zona rural de Lucena
-
Pescadores de Lucena têm licenças canceladas pelo Ministério da Pesca. Eles são acusados de golpes e fraudes – VEJAM NOMES
-
Hospital Edson Ramalho realiza ação de saúde e beneficia 30 pacientes com cirurgias de vasectomia
-
Saúde da Paraíba registra mais três doações de múltiplos órgãos e beneficia 15 pessoas