A partir deste ano, a vacina contra a Covid-19 vai apresentar algumas mundaças, segundo informações do Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES)/Núcleo de Imunização. As doses para as crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade passarão a fazer parte da rotina da caderneta da criança, conforme o Programa Nacional de Imunização (PNI), do Ministério da Saúde.
Outras mudanças previstas são que, acima de cinco anos, a vacina contra Covid-19 será direcionada para os grupos prioritários formados por pessoas privadas de liberdade, vivendo em instituições de longa permanência, imunocomprometidas, em situação de rua, com deficiência permanente, com comorbidades, gestantes e puérperas, idosos acima de 60 anos, indígenas, quilombolas, ribeirinhos, trabalhadores da saúde, funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas.
Segundo a técnica do Núcleo de Imunizações da SES, Milena Vitorino, nas crianças serão aplicadas três doses. “A primeira dose será aos seis meses de idade; a segunda, aos sete meses; e a terceira, aos noves meses. Caso a criança não seja vacinada nesse período, ela vai tomar as três doses até quatro anos, 11 meses e 29 dias. Lembrando que sempre vai ser a dose licenciada para a faixa etária, conforme o PNI”, explicou.
Nos grupos prioritários a dose pode ser anual ou semestral. Para idosos, gestantes, puérperas e imunossuprimidos, a vacinação será semestral. Para todos os grupos, a vacinação independe da quantidade de doses que já tenham sido tomadas, nos anos anteriores com intervalo de seis meses da última dose. A vacinação contra a covid-19 será ofertada em todas as salas de vacinas dos 223 municípios do estado.
About Author
Veja também
Governo divulga 3ª chamada dos candidatos selecionados no Programa Habilitação Social
Lucena chega aos 63 anos de emancipação política neste domingo (22). Data é comemorada com culto, missa, inaugurações e atrações musicais
João Azevêdo lança empreendimento com resort, parque temático e shopping aberto no Polo Turístico Cabo Branco
AGENDA CULTURAL cheia de novidades neste final de semana. Diversão e muta atração musical. CONFIRA
Associação da Polícia Penal e Sindicato de Servidores discutem com Governo do Estado as demandas salariais para 2025