Seminário debaterá nesta terça-feira, no Auditório da Uniesp, “Como a Inteligência Artificial impacta a escrita e o patrimônio literário”
Os Impactos da inteligência artificial na produção literária e intelectual, na pesquisa acadêmica e na preservação do patrimônio literário. Este é um dos temas de importante debate, que ocorrerá nesta terça-feira, dia 8, nas dependências do Auditório Executivo da Uniesp, às margens da BR 230, estrada para Cabedelo PB.
O evento gratuito intitulado “Da Caneta ao Algoritmo”, será promovido por diversas Academias Paraibanas e reunirá especialistas das áreas de jornalismo, literatura e história para discutir os desafios e oportunidades da era digital.
A tecnologia na atualidade tem transformado o mundo e o seminário, também com o tema “Como a IA pode transformar a escrita, a pesquisa e a preservação do patrimônio literário”, é voltado a escritores, jornalistas, pesquisadores, estudantes e todos os interessados em compreender o papel crescente da tecnologia no campo da produção intelectual e cultural.
Painelistas confirmados:
Joanildo Mendes – Jornalista com 42 anos de carreira, editor do Portal O Norte Online e colunista do Fatos PB, falará sobre o tema: “IA’s e a interferência no jornalismo e mídias sociais”. Com ampla experiência em redações de grandes veículos paraibanos, Mendes abordará o impacto da IA no jornalismo atual e os riscos da substituição da análise humana por algoritmos.
Rui Leitão – Escritor, jornalista e membro da Academia Paraibana de Letras (APL), trará a reflexão: “A IA pode escrever notícias, mas pode buscar a verdade?”. Com atuação em rádio, TV e na gestão pública, Leitão discutirá o papel da inteligência artificial na construção da narrativa jornalística e os limites éticos dessa tecnologia.
Walber Rufino – Coronel da reserva do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba, doutor em Ciências Policiais e presidente da Academia de Letras dos Militares Estaduais da Paraíba (ALMEP), vai apresentar o tema: “IA e a escrita: criatividade ou uma cópia bem-feita?”. O painel traz à tona a tensão entre originalidade e reprodução nos textos gerados por IA, especialmente no campo da memória institucional e da literatura histórica.
O seminário é fruto de uma articulação conjunta da Academia de Letras dos Militares Estaduais da Paraíba (ALMEP), Academia Paraibana de Direito (APD), Academia Paraibana de Ciências Contábeis (APBCICON), Academia Paraibana de Ciências Econômicas (APCE), Academia Sapeense de Letras, Artes e Cultura (ASLAC) e Academia de Letras, Ciências e Artes do Vale do Mamanguape (ALCA). Conta ainda com o apoio das Academia Paraibana de Poesia e da Academia de Ciências da Administração, contando, também, com a parceria de diversas instituições dedicadas à valorização das letras, da história e da cultura paraibana, sob o imprescindível apoio cultural do Centro Universitário Uniesp.
Além de fomentar o debate sobre tecnologia e cultura, o evento garante certificado de participação aos inscritos.
Inscrições gratuitas podem ser feitas até às 9h do dia 8 de abril, pelo link: https://bm7web.com.br/seminario.
SERVIÇO:
SEMINÁRIO “DA CANETA AO ALGORITMO”
DATA: 08/04/2024
HORA: 19h
LOCAL: Auditório do UNIESP – BR 230, KM 14, Morada Nova–Cabedelo/PB.
INSCRIÇÕES GRATUITAS: link: https://bm7web.com.br/seminario.
Fonte – Assessoria
About Author
Veja também
-
Gestão de André Coutinho garante antecipação de salários de setembro para esta quinta-feira (25)
-
André Coutinho garante R$ 30 milhões para obras de drenagem no Renascer.
-
ALPB entrega a Prefeitura de Lucena medalha de Selo “Município Sustentável”
-
Prefeitura de Lucena convoca aposentados e pensionistas para abertura de conta salário
-
Prefeitura de Lucena divulga relação oficial de atletas que representarão o município na Copa Metropolitana de Seleções