A energia recuperada corresponde ao consumo de mais de 400 unidades residenciais, pelo período de um mês.
A Energisa Paraíba, em parceria com o Instituto de Polícia Científica, Polícia Civil e Militar, realizou uma operação de combate ao furto de energia no sertão da Paraíba, resultando na prisão de 12 pessoas. A ação, que ocorreu nesta quarta-feira (06), teve como foco principal o enfrentamento das ligações clandestinas em várias cidades do Sertão como Jericó, Riacho dos Cavalos e Catolé do Rocha.
Durante a operação, as equipes identificaram mais de 30 irregularidades em estabelecimentos comerciais e residências. A energia recuperada foi de aproximadamente 65.000 kWh, o que corresponde ao consumo de mais de 400 unidades residenciais, pelo período de um mês. Para a realização da operação, cerca de 65 profissionais, entre colaboradores da Energisa e membros das Polícias Civil, Militar e IPC, foram mobilizados.
O furto de energia, crime previsto nos artigos 155 e 171 do Código Penal, pode resultar em até quatro anos de reclusão e multa. Além dos riscos legais, o desvio de energia representa um perigo significativo para a segurança pública, pois as ligações clandestinas podem causar curtos-circuitos, incêndios e a queima de equipamentos.
“Essa prática prejudica não apenas a distribuidora, mas também os demais clientes, já que sobrecarrega a rede e pode provocar oscilações e quedas de energia”, afirmou Danillo Lelis, gerente comercial e de combate a perdas da Energisa Paraíba.
Investimentos no combate ao furto de energia em 2024
O combate ao furto de energia é uma das prioridades da Energisa para 2024. Neste ano, a empresa destinou cerca de R$ 20 milhões a ações de regularização e enfrentamento dessa prática ilegal, que incluem o uso de tecnologias avançadas, inteligência de dados e fiscalizações intensivas. Até o momento 2024, foram recuperados 27.990.000 kWh, o equivalente ao consumo mensal de mais de 16 mil residências, por um ano. Já foram realizadas foram realizadas mais de 100 mil inspeções, com a detecção de aproximadamente 20 mil irregularidades e mais de 55 prisões.
Denúncias anônimas
A Energisa reforça que a participação da população é fundamental para o combate a essas práticas ilícitas. Denúncias anônimas sobre ligações clandestinas e fraudes nos medidores podem ser feitas pelo telefone 0800 083 0196, pelo WhatsApp em www.gisa.energisa.com.br ou pelo aplicativo Energisa On.
Fonte – Assessoria de Imprensa
About Author
Veja também
FPF-PB divulga detalhes da final da 3ª divisão do Paraibano 2024
Vereador do União Brasil joga sacola de dinheiro pela janela antes de ser preso pela PF
Pescadores capturam peixe de 1,5 metro e 45 kg
Serrano e Miramar farão final do Paraibano da 3ª Divisão. Equipes garantiram acesso para Série B em 2025
Lula tem hemorragia intracraniana, é operado em São Paulo e está na UTI