O Direito à moradia é essencial à paz e à dignidade das famílias. Quando se trata de agricultores familiares, a moradia também está ligada ao pão de cada dia, à economia, à cultura e ao meio ambiente.
A Comunidade Canaã existe há mais de 30 anos e é formada na região da antiga Usina Santa Rita, por trabalhadores urbanos e rurais, bem como seus familiares, como esposas, filhos e netos. Além da moradia, a região também é utilizada pelos moradores para agricultura familiar.
Todavia, um empresário afirma que comprou toda a área no ano de 2023 e tenta o despejo ou a transferência forçada da comunidade, quando instalou viveiros de camarão ao redor das moradias e ameaçou de derrubar todas as casas.
Conforme noticiado pelo canal, uma decisão judicial a favor do empresário autorizou o despejo forçado da Comunidade, inclusive idosos, deficientes e crianças autistas, todavia, os moradores foram informados que o Tribunal de Justiça da Paraíba concedeu uma tutela de urgência para suspender uma reintegração de posse.
Em contato com o advogado da Comunidade Canaã, foi confirmado que “Renova-se a esperança que está no peito de todos os moradores da Comunidade Canaã. O recurso está sob segredo de justiça, mas pode-se dizer que o Tribunal de Justiça da Paraíba foi sensível às nossas alegações.”
O advogado destacou ainda a participação da Defensoria do Estado da Paraíba, do Conselho Estadual de Direitos Humanos e do Observatório Interdisciplinar e Assessoria em Conflitos Territoriais, da UFPB-DCJ-Santa Rita.
About Author
Veja também
Lucena tem 50 candidatos concorrendo a nove vagas de vereador. Confira nomes e números
Artesanato paraibano é destaque em evento no Rio de Janeiro
Promessa não cumprida por Karla Pimentel! Concursados da Prefeitura lutam para assumir cargos
Egberto Vital é o grande vencedor do Concurso de Poesia Arribaçã 2024, com o livro “Fratura exposta: fissuras”
Léo Bandeira reúne a Imprensa nesta quinta-feira (18) para anunciar os novos aliados. Netinho de Lando será uma das lideranças