A Comissão de Educação – CE do Senado Federal aprovou nesta terça-feira (07) Projeto de Lei (PL 1.823/2021) do Vice-Presidente da Casa, Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), que autoriza instituições federais de ensino a cederem espaço para entidades representativas de estudantes, professores e funcionários. O PL, que recebeu voto favorável do relator, Senador Efraim Filho (União-PB), segue agora diretamente para análise da Câmara dos Deputados, se não houver recurso para votação no Plenário do Senado.
De acordo com Veneziano, atualmente a Lei 6.120, de 1974 proíbe que instituições federais de ensino doem ou cedam imóveis gratuitamente, por qualquer motivo. “Isso tem obrigado universidades públicas a cobrar aluguel de entidades representativas de estudantes, professores e funcionários para que elas possam utilizar espaços no campus”, disse o Senador paraibano.
Segundo ele, o objetivo do projeto é dar respaldo legal às instituições para que possam ceder espaços a essas entidades. “Cabe relevar que se trata de entidades representativas da própria comunidade universitária, que existem em função da própria universidade, e não de terceiros, dela apartados”, disse o autor.
O relator Efraim Filho disse que, “historicamente, as instituições federais de ensino contam com representação de professores, servidores não docentes e estudantes, que se utilizam, para instalar seus quadros de colaboradores e os recursos físicos de que precisam para desempenhar suas funções, de espaços cedidos em imóveis dessas instituições de ensino”.
Assessoria de Imprensa
Senador Veneziano Vital do Rêgo
Vice-Presidente do Senado Federal
About Author
Veja também
Márcia Lucena declara apoio a Luzimar Nunes e já participa de comício do “Matuto” na noite deste sábado, em Conde
ELEIÇÕES 2024 – Família da ex-prefeita Márcia Lucena anuncia apoio ao candidato Luzimar Nunes, no Conde
Sindicalistas e servidores do sistema prisional do Estado declaram apoio a Jailma Carvalho, candidata a vereadora em João Pessoa
MAIS SAÚDE – Deputado garante R$ 450 mil em emenda impositiva para construção de uma Policlínica em Lucena
Após reunião com Sindicato, secretário João Alves confirma envio de relação nominal de servidores para implantação do Auxílio Alimentação