A Comissão de Constituição, Justiça, Redação e Legislação Participativa (CCJ) da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) acatou, na reunião desta segunda-feira (29), o Programa Municipal de Fisioterapia de Reabilitação para Mulheres Mastectomizadas. Ao todo, colegiado aprovou seis Projetos de Lei Ordinária (PLO) e dois Projetos de Decreto Legislativo (PDL). Quatro PLOs foram rejeitados, um foi retirado de pauta e outro recebeu Pedido de Vista.
PLO 2043/2024, de Zezinho Botafogo (PSB), que recebeu parecer favorável, institui o Programa Municipal de Fisioterapia de Reabilitação para Mulheres Mastectomizadas, com o objetivo de oferecer atendimento especializado e integral às mulheres que tenham passado por mastectomia, visando à sua recuperação física, emocional e social. De acordo com a matéria, o Programa compreenderá a realização de sessões de fisioterapia voltadas para a reabilitação das pacientes, incluindo técnicas de drenagem linfática, exercícios de fortalecimento muscular, orientações posturais, entre outros recursos terapêuticos necessários para o restabelecimento da funcionalidade e da qualidade de vida dessas mulheres. Ainda fica estabelecido que o atendimento será oferecido de forma gratuita, por meio da rede pública de saúde do município, em unidades de saúde, centros de reabilitação ou outros estabelecimentos de saúde conveniados, conforme a disponibilidade de recursos e a demanda da população.
Outro PLO do vereador Zezinho Botafogo, acatado, que pode ser destacado é o 1988/2024, instituindo a cidade de João Pessoa como a Capital Referência dos Esportes, reconhecendo a tradição de competições esportivas que enriquecem a cultura local e destacando o compromisso da Gestão Municipal em promover a prática de atividades físicas, além de fomentar o turismo esportivo. O objetivo da nova norma é promover o desenvolvimento e a prática de atividades esportivas, incentivando a participação da comunidade e fomentando a cultura esportiva na cidade.
Também foi acatado PLO 2037/2024, do Executivo Municipal, que dispõe sobre a inclusão no Plano Plurianual e na Lei Orçamentária Anual de novas Fontes de Recursos nos Encargos Gerais do Município/Recursos sob a Supervisão da Secretaria das Finanças, sendo necessária a abertura de Crédito Especial no valor de R$ 172 mil para as novas Fontes de Recursos, por conta do Superávit Financeiro da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), apurado no Balanço Patrimonial em 31/12/2023.
Ainda foram acatados os dois Projetos de Decreto Legislativo (PDL) concedendo a cidadania pessoense a personalidades locais pelos relevantes serviços prestados à Capital paraibana: o 229/2024, de Milanez Neto (MDB), à professora Valéria Menegaz Jonsson Mass; e o 241/2024, de Thiago Lucena (DC), ao Capitão de Fragata Ronaldo de Almeida Miranda Júnior.
About Author
Veja também
PDT vai ao STF contra política de juros do Banco Central
Governo divulga 3ª chamada dos candidatos selecionados no Programa Habilitação Social
AGENDA CULTURAL cheia de novidades neste final de semana. Diversão e muta atração musical. CONFIRA
Os 30 Melhores do Esporte em 2024 serão conhecidos na noite desta quarta-feira, na TV Máster
Derrotado nas eleições de outubro em Lucena, Marcelo Monteiro detona seu candidato a vice-prefeito