Mais de 7 milhões de norte-americanos estão sob alertas de tempestade neste domingo (28).
Os tornados que atingiram Oklahoma (EUA) neste fim de semana deixaram quatro mortos, entre eles um bebê de quatro meses. Mais de cem de pessoas ficaram feridas.
Neste domingo (28), mais de 7 milhões de norte-americanos estão sob alertas de tempestade. Mais de duas dúzias de tornados que atingiram a região na noite do sábado (27), no horário local, segundo o jornal “New York Times”.
Os avisos de tempestade com ventos fortes, chuvas fortes e granizo também foram emitidos pelo Serviço Meteorológico Nacional para mais de 47 milhões de pessoas, do leste do Texas até Illinois e Wisconsin.
A previsão é que o tempo instável continue em toda a região central do país até segunda-feira (29).
O governador de Oklahoma, Kevin Stitt, declarou “estado de emergência” e liberou mais verbas para socorristas e operações de recuperação. Em mensagem de vídeo postada nas redes sociais, o governador disse que pretende visitar neste domingo os estragos feitos pela tempestade.
O Serviço Meteorológico Nacional relatou que a pior das tempestades atingiu o centro de Oklahoma no sábado até a manhã de domingo e se espalhou pelo noroeste do Texas e pelo oeste do Missouri e do Kansas.
Tornados atingem cidade em Oklahoma, nos Estados Unidos, neste fim de semana. — Foto: Bryan Terry/USA Today Network via Reuters
Três mortes foram relatadas pelo Departamento de Gerenciamento de Emergências de Oklahoma, que também reportou mais de 30 feridos e dezenas de casas destruídas ou danificadas. A quarta foi divulgada por Stitt, em coletiva de imprensa.
A instituição alertou que o saldo da destruição ainda vai ser avaliado, em meio a árvores derrubadas, linhas de energia cortadas e estradas repletas de destroços.
Na sexta (26), múltiplos tornados também causaram estragos em Nebrasca e Iowa.
Fonte – https://g1.globo.com/
About Author
Veja também
Atletas morrem durante prova do Mundial de triatlo na Espanha
Brasileira grávida e marido são assassinados a tiros em Portugal
Em retaliação a assassinato do chefe do Hamas, líder supremo do Irã ordena ataque direto a Israel, diz jornal
jato polonês explode após cair durante exercício militar
Donald Trump é alvo de ataque durante comício na Pensilvânia