Seis blocos desfilam na avenida neste domingo de Carnaval em Lucena. São dois em Lucena, três em Fagundes e um em Costinha. Folia não vai faltar para os lucenenses, turistas e veranistas na cidade. “E nós, que fazemos esta administração municipal, ficamos muito felizes em receber todos nesta grande festa que é uma das melhores da Paraíba e do Nordeste e, também, a melhor do litoral norte do nosso Estado”, disse o prefeito Léo Bandeira.
A exemplo do ano passado, esses seis blocos carnavalescos arrastaram multidões, o que, com certeza, não será diferente no Carnaval 2024 de Lucena este ano. “Todo o suporte estamos dando para o sucesso destes blocos carnavalescos. O ritmo já é de muita folia”, afirmou Neto Justino, secretário municipal de turismo.
Conheça um pouco da história dos blocos que farão a festa do folião neste domingo (11) de Carnaval, em Lucena.
BLOCO PERERECAS
Um dos blocos mais antigos do Carnaval de Lucena, o “Pererecas” chega aos 20 anos de existência, sempre presente no maior evento folclórico do município. Tendo a frente à presidente Elizabeth Machado, O “Pererecas” sai no corredor da folia neste domingo, às 16h, com concentração programada para as 13h em frente ao antigo Fórum Judicial, em Camaçari.
Até a chegada, marcada para a Praça Central de Lucena, o “Pererecas” deverá reunir uma multidão de foliões, o que tem ocorrido nos carnavais passado, conforme disse seus organizadores. Em todas as suas participações no Carnaval de Lucena, apenas em 2020 (devido a pandemia da Covid 19) é que o bloco não saiu no corredor da folia.
“São 19 participações no Carnaval de Lucena, desde que o bloco foi fundado, em 2004”, afirmou a presidente Elizabeth Machado, acrescentando que, no Carnaval 2024 de Lucena, o “Pererecas” será puxado por um Trio Elétrico e Orquestra. “Folia teremos de sobra”, concluiu Elizabeth.
BLOCO CAMAÇARI FOLIA
Considerado um dos blocos que mais arrastam foliões no Carnaval de Lucena, o “Camaçari Folia” sai às 17h deste domingo, dia 11, com concentração a partir das 14h, em frente ao antigo Fórum Judicial, em Camaçari.
Fundado em 2020, o “Camaçari Folia” vem fazendo a festa do folião a cada ano, inovando na avenida e com a presença de grandes atrações.
Este ano, a Banda Beleza Pura, Pegada KS e Mariah Yohana farão a alegria dos foliões.
BLOCO DE ZÉ FAMÍLIA VIEIRA
Parece que foi ontem, mas, o Bloco de Zé Família Vieira chega ao sexto ano consecutivos no Carnaval de Lucena. Comandado este ano pelos cantores Júnior Mania e Henrique Tawan, o bloco sai às 16h deste domingo, dia 11, da Rua Maria Ferreira Vieira, em Fagundes, com destino à praia de Fagundes.
Ana Bheatriz, uma das dirigentes do bloco carnavalesco faz questão de lembrar como tudo aconteceu. “O ano era 2017 quando nos reunimos entre familiares e amigos para curtir o carnaval e dois membros da nossa família que hoje não se encontram mais entre nós, resolveram se vestir de mulher (as kathellens) e chamou toda família para saímos em bloco até a praia de Fagundes”, afirmou.
Depois daquele momento, segundo Ana Bheatriz, a família Vieira se juntou e todos foram com carro de som até a praia, com muita folia e diversão. Em 2017 e 2019 perdemos os dois organizadores do grupo, porém, demos continuidade ao bloco fazendo assim uma forma também de homenagea-los”, disse.
O bloco, segundo seus organizadores, é também uma forma de mostrar o quanto se pode se divertir, se amar, se curtir, se abraçar e colecionar vários momentos. “A vida é curta e não sabemos o dia de amanhã, e com muita alegria estamos indo para o sexto ano!”, comemora Ana Bheatriz.
Se depender da Família Vieira, folia não vai faltar esse ano no bloco, já que vem inovado e com muitas novidades. “O carnaval é a prova de que a vida fica mais bonita com bastante música, dança e muito
glitter. A família Vieira e as kathellens querem passar essa mensagem com o bloco”, concluiu.
Bhia, Huga, Dedy e Milena são as organizadoras do bloco.
BLOCO FAMÍLIA CLOSE
Um bloco carnavalesco fundado exclusivamente para a família. Esse é o bloco “Familia do Close”, que sai neste domingo, dia 11, às 15h, em Fagundes. A concentração sera na Rua João Canuto da Silva.
Em seu terceiro ano, o “Família Close” tem arrastado os foliões por onde passa. Este ano, o cantor Vinny Rodrigues será a principal atração musical. “O bloco já caiu na alegria popular. O folião com certeza se fará presente em grande número”, disse o cantor.
O “Família Close” será o primeiro bloco carnavalesco a percorrer as ruas de Fagundes neste Carnaval 2024 de Lucena e tem o apoio integral da Prefeitura Municipal, administrada pelo prefeito constitucional Léo Bandeira.
BLOCO SECA LITRO
O Bloco “Seca Litro” chega ao seu terceiro ano no Carnaval de Lucena atraindo adesões. Presidido pelo carnavalesco Ary Batista, o bloco sai na avenida neste domingo, dia 11, em Costinha. A concentração está marcada para as 16h30, na Praça do Conjunto Manoel Marinho. Seu destino será a Areinha, em Costinha.
Neste 2024, o Bloco “Seca Litro” traz como atrações muito pagode com o grupo “Pagode Palpite”. Tera ainda os cantores Vinny Rodrigues e Bruninho Oliveira.
O bloco surgiu de uma simples brincadeira, conforme disse seus organizadores. “Começou a partir de uma brincadeira entre amigos que se juntavam toda segunda-feira para beber. A vizinhança chamavam s amigos de Seca Litro e, dai surgiu a equipe
Seca Litro. Com a onda do Carnaval de rua, surgiu o bloco que hoje chega ao seu terceiro ano”, disse Ary Batista.
BLOCO DO ZÉ DE BASTO
O Bloco Zé de Basto promete chegar chegando no Carnaval 2024 de Lucena. Em seu terceiro ano na avenida, o bloco sairá às 16h deste domingo, dia 11, do Mercadinho Zé de Basto, em Fagundes, com percurso diferente de anos anteriores.
“Vamos percorrer a avenida principal de Fagundes, voltando para o ponto de saída que é o Mercadinho Zé de Basto”, afirmou Adriana Costa, presidente do bloco, irmã da vereadora Andréa de Zé de Basto.
A animação do bloco ficará por conta de uma Orquestra de Frevo, conforme disse sua presidente, que fez questão de contar um pouco da história do surgimento desse bloco.
“Em 2022, ainda nos vestígios da pandemia da Covid 19, a família do Senhor Zé de Basto, que reside na cidade de Lucena, especificadamente no bairro de Fagundes, teve a ideia de montar um bloco, no entanto, ainda era período em que as aglomerações estavam proibidas devido a contaminação do coronavírus”, conta.
Segundo Adriana, neste ano foram feitas camisas apenas para as pessoas da casa, respeitando as normas da OMS – Organização Mundial de Saúde. “No ano seguinte, o bloco saiu pelas ruas do Bairro de Fagundes e foi animado por uma orquestra de frevo, onde os familiares participaram juntamente com amigos e foliões da cidade. Neste ano de 2024, o bloco promete muita animação, novamente com uma orquestra de frevo”, afirmou.
Por Marcos Lima
About Author
Veja também
Defensoria Pública Geral do Estado retorna aos atendimentos gratuitos em Lucena nesta quinta-feira (23), para a temporada 2025
JOÃO PESSOA: FAMÍLIA PROCURA POR MULHER DESAPARECIDA NO BAIRRO DOS BANCÁRIOS
Mais um final de semana. Confira na AGENDA CULTURAL as atrações musicais da Grande João Pessoa
EXCLUSIVO – Sem gabinetes para presidente e vereadores, Câmara Municipal de Lucena já tem 30 pessoas nomeadas – CONFIRA
Praças públicas na Zona Rural de Lucena recebem WI-FI gratuito