Pelo menos seis jornalistas e profissionais da comunicação social foram mortos durante as primeiras semanas de 2024 na guerra em Gaza. Lamentamos as suas mortes e expressamos sinceras condolências às famílias de todos os jornalistas envolvidos.
- Jornalista Akram Al-Shafei, 5 de janeiro
- Jornalista Hamza Al-Dahdouh, 7 de janeiro
- Videógrafo Mustafa Thuraya, 7 de janeiro
- Jornalista Heba Al-Abdallah, 9 de janeiro
- Jornalista Ahmad Bdeir, 10 de janeiro
- jornalista Mohammed Jamal Sabahi Al Thalathini, 11 de janeiro
De acordo com dados da FIJ pelo menos 95 jornalistas e trabalhadores da comunicação social foram mortos desde o início da guerra em Gaza, em 7 de outubro de 2023: 88palestinos, quatro israelenses e três libaneses. Vários ficaram feridos e outros estão desaparecidos – uma taxa sem precedentes. A Federação Internacional de Jornalistas está trabalhando em estreita colaboração com a seu afiliado, o Sindicato dos Jornalistas Palestinianos (PJS), para verificar a informação e documentar todos os assassinatos.
A presidenta da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), Samira de Castro, afirma que a entidade segue solidária aos jornalistas e ao povo palestino. “O número de jornalistas mortos na guerra em Gaza é maior do que o total de profissionais vitimados na cobertura da guerra do Iraque ou durante a Segunda Guerra Mundial”, comenta. “Necessitamos de convenção internacional vinculativa para proteger a segurança e a independência dos jornalistas em todo o mundo”, completa.
Fonte – Federação Nacional dos Jornalistas
About Author
Veja também
-
Revoltante: imagens de Juliana Marins morta são exibidas por TV da Indonésia; emissora pede desculpas após críticas
-
Presidente do Irã anuncia o “fim da guerra dos 12 dias”
-
TRAGÉDIA – Avião cai com 242 pessoas na Ìndia – VEJA MOMENTA DA QUEDA
-
Netanyahu diz que Israel controlará toda a Faixa de Gaza e libera ajuda humanitária mediada por Exército
-
Comissária de bordo é presa com 46 quilos de droga ultrapotente no Sri Lanka