As Forças de Defesa de Israel (FDI) apreenderam uma “enorme” quantidade de armamento chinês usado por terroristas do Hamas na Faixa de Gaza, diz a emissora de TV israelense N12.
Segundo a reportagem, a alta cúpula do governo israelense foi informada sobre a descoberta.
Carice Witte, CEO do Grupo SIGNAL e especialista nas relações China-Israel, comentou em entrevista à emissora israelense a revelação e afirmou não acreditar que as armas não foram negociadas por grupos terroristas diretamente com Pequim.
“A China tem uma grande indústria de armas”, disse Witte. “Em princípio, não vende armas a órgãos não estatais, certamente vende armas para os países do [Oriente Médio]”.
Para ela, os responsáveis pelo tipo de armamento em Gaza são possivelmente governos de países do Oriente Médio ou agentes chineses independentes que negociam ilegalmente com grupos terroristas.
“As relações comerciais entre a China e os países do Oriente Médio são bem conhecidas”, acrescentou. “Não é impossível que esse tipo de armamento acabe em mãos erradas”.
Ela disse ainda que Israel “deveria verificar a questão com as autoridades oficiais chinesas”.
Nesta semana, o ministro da Defesa de Israel, Yoav Gallant, afirmou que o país enfrenta uma guerra em seis frentes, muito além do confronto contra o grupo terrorista Hamas na Faixa de Gaza. Ele citou o Líbano, a Síria, o Irã, o Iêmen e o Iraque.
Além dos territórios palestinos, todos os países citados tem algum tipo de envolvimento no conflito entre Tel Aviv e o Hamas.
O Líbano sedia o Hezbollah, que oficialmente está em guerra com Israel desde a década de 1980, quando o grupo terrorista foi fundado.
A Síria, cujo regime de Bashar al-Assad, e o Iraque, que, como grande parte do Oriente Médio, não reconhece a soberania de Israel, tem servido de palco e corredor para ataques contra Tel Aviv.
Fonte – O Antagonista
About Author
Veja também
Atletas morrem durante prova do Mundial de triatlo na Espanha
Brasileira grávida e marido são assassinados a tiros em Portugal
Em retaliação a assassinato do chefe do Hamas, líder supremo do Irã ordena ataque direto a Israel, diz jornal
jato polonês explode após cair durante exercício militar
Donald Trump é alvo de ataque durante comício na Pensilvânia