Duas obras do compositor Camille Saint-Säens, com a participação da violinista Iannara Farias, são os destaques do concerto da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba desta quinta-feira, 30 de novembro, com regência do maestro Luiz Carlos Durier. O 8º concerto oficial da temporada 2023 começa às 20h30, na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural, e a entrada é gratuita.
“Marcha sobre um Tema Russo, Op. 76”, do compositor russo Alexander Glazunov, vai abrir o concerto. Na sequência vêm as duas composições do francês Camille Saint-Säens, com a solista Iannara Farias: “Dança Macabra – Poema Sinfônico, Op. 40 (Moderato em Tempo de Valsa)” e “Havanaise para Violino e Orquestra, Op. 83 (Allegretto lusinghiero – Allegro)”.
O concerto segue com “Pompa e Circunstância, Op. 39 n. 4”, a obra mais conhecida do inglês Edward Elgar, e “Cenas Poéticas, Op. 46 (Dans les Bois – Na Floresta, Dans les Champs – Nos Campos, Sur la Montagne – Na Montanha e Au Village – Na Aldeia)”, de autoria do francês Benjamin Godard. Para encerrar a apresentação, a Orquestra Jovem vai executar “Huapango”, música do compositor mexicano José Pablo Moncayo.
“O repertório será bastante eclético”, disse o maestro Luiz Carlos Durier. “Destacamos as duas cativantes obras para violino solo e orquestra de Camille Saint-Säens, Dança Macabra e a Havanaise, apresentado pela solista integrante da Jovem, Iannara Farias. Outro destaque é a Suíte Cenas Poéticas de Benjamin Godard, uma obra impressionista, caracterizada pela sugestão e criação de atmosfera nos ouvintes com melodias sensuais e etéreas”.
Segundo Durier, o concerto levará o público em uma viagem musical repleta de emoções e significados. “O Huapango, de Juan Pablo Moncayo, encerra a noite em êxtase para nós que a interpretamos, assim como os ouvintes que, com certeza, guardarão na memória as lindas melodias dessa empolgante dança da cultura mexicana”, destacou o maestro, chamando atenção para a importância da orquestra para o desenvolvimento dos talentosos instrumentistas. “O trabalho na Jovem proporciona o crescimento artístico, técnico e musical dos jovens bolsistas”.
A violinista Iannara Farias disse estar muito honrada em solar com a Orquestra Sinfônica Jovem. “Há 10 anos participo como violinista dessa instituição e estar de volta este ano e como solista está sendo muito especial para mim. Sinto um misto de sentimentos. É com certeza desafiador, mas também gratificante e uma feliz oportunidade para minha carreira. Espero poder me divertir no palco e fazer com que o público sinta as diversas emoções que a música pode proporcionar”.
A solista
Nascida em João Pessoa, Iannara Farias iniciou seus estudos musicais aos 13 anos em um projeto na Igreja Assembleia de Deus, sob o comando do maestro Geilson Vieira. Logo após, seguiu com os estudos na Escola Estadual de Música Anthenor Navarro (EEMAN) e aos 14 anos ingressou no curso técnico em instrumento musical integrado ao Ensino Médio no Instituto Federal da Paraíba (IFPB), onde teve aulas por quatro anos com a professora Marina Marinho. Em 2013 foi aprovada para sua primeira temporada na Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba e desde então vem atuando em diversas orquestras de João Pessoa.
Graduada em música pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com habilitação em violino, compôs a classe da professora Sandra Aquino. No período de 2018 a 2020, teve aulas com o professor Yerko Tabilo. Ao longo de sua carreira participou de festivais de música e teve a oportunidade de aprender com violinistas renomados, tais como: Elisa Fukuda, Weiwei Le, Paul Chou, Guilaume Tardif, Lucia Luke, Emmanuele Baldini, Gabriela Queiroz, Rucker Bezerra, Norberto Garcia, entre outros.
Atualmente é aluna mestranda do Programa de Pós-Graduação em Música da UFPB, sob a orientação do professor Hermes Cuzzuol, e está de volta como violinista da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba, liderando o naipe dos Violinos II.
O regente
O maestro Luiz Carlos Durier, paraibano de João Pessoa, é o regente titular da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba há 25 anos e foi regente titular da Orquestra Sinfônica da Paraíba durante nove anos.
Concluiu o ensino superior de música nos cursos de Licenciatura e Bacharelado na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e desde que chegou à Escola Estadual de Música Anthenor Navarro (EEMAN), em 1991, lidera atividades de educação musical, ensinando Musicalização, Viola e Música de Câmara e Regência.
Na sua trajetória, Durier conduziu a OSPB na gravação ao vivo do CD da cantora Marinês e sua Gente, e ainda do DVD Sivuca e os Músicos Paraibanos. Regeu ainda apresentações de artistas populares com a Orquestra Sinfônica da Paraíba e Orquestra Jovem, a exemplo de Ângela Rô Rô, Arnaldo Antunes, Tico Santa Cruz e Renato Rocha (Detonautas), Flávio José, Genival Lacerda, Alcione, Toninho Ferragutti, Geraldo Azevedo, Dominguinhos, Zélia Duncan, Zé Ramalho, Cátia de França, Nathalia Bellar, Chico César e Santanna, O Cantador.
No ano de 2012, o maestro recebeu a Comenda de Honra ao Mérito do Rotary Internacional, pelo brilhante desempenho profissional frente à OSPB.
Entrada – Não é cobrado ingresso para os concertos da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba. Os idosos, cadeirantes e demais pessoas com dificuldade de locomoção têm entrada acessível na lateral da Sala de Concertos, ao lado do palco da Praça do Povo. Há também cadeiras especiais para esse público. O programa deste concerto ficará disponível na bio da página da OSPB no Instagram: @orquestra.ospb.
SERVIÇO
Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba
8º Concerto Oficial da Temporada 2023
Regência: Maestro Luiz Carlos Durier
Solista: Iannara Farias (violino)
Dia: 30 de novembro (quinta-feira)
Hora: 20h30
Local: Sala de Concertos Maestro José Siqueira, Espaço Cultural
Ingresso: Gratuito
About Author
Veja também
Mais um final de semana. Confira na AGENDA CULTURAL as atrações musicais da Grande João Pessoa
Representantes de classes reativam o Fórum das Forças de Segurança Pública no Estado da Paraíba
Kashima completa 26 anos de fundação neste domingo (12)
AGENDA CULTURAL, saiba onde se divertir neste final de semana
HÁ 12 ANOS – Filhos e Amigos da Cidade de Coremas se reúnem em festa no Clube Cabo Branco, nesta sexta-feira (10)