Dois eventos reúnem em João Pessoa, nesta quinta (18) e sexta-feira (19), secretários e dirigentes municipais de cultura, membros do Conselho Estadual de Política Cultural (Consecult) e uma equipe do Ministério da Cultura (MinC). Em ambos, o tema principal será a Lei Paulo Gustavo, recentemente regulamentada pelo Governo federal, e a preparação para sua execução pelo Governo do Estado e pelos municípios.
Na quinta-feira, o secretário de Estado da Cultura, Pedro Santos, preside a primeira reunião ordinária do Consecult e, na sexta, coordena o I Encontro de Secretários e Dirigentes Municipais de Cultura da Paraíba.
Consecult – A reunião do Consecult começa às 9h, na Sala do Coro, da Fundação Espaço Cultural (Funesc). No encontro, serão instaladas quatro câmaras de discussão: Financiamento e Fomento; Ação Cultural; Institucionalização e Participação Política; e Cultura e Educação. O Consecult também indicará seu representante no Conecta (rede Nacional de Conselhos).
A pauta da reunião segue com a apresentação do relatório da Rodada de Diálogos sobre a Lei Paulo Gustavo Paraíba (15 reuniões remotas transmitidas pelo canal da Secult-PB no YouTube, com a participação de todos os segmentos artísticos). Os conselheiros também tomarão conhecimento do calendário anual das reuniões ordinárias do colegiado.
Após uma pausa para o almoço, o Consecult volta a se reunir para uma oficina sobre a Lei Paulo Gustavo, que começa às 15h. À noite, os conselheiros assistirão ao concerto da Orquestra Sinfônica da Paraíba.
Encontro – O I Encontro de Secretários e Dirigentes Municipais de Cultura da Paraíba será realizado na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, também no Espaço Cultural, a partir das 8h.
Com a participação de representações da sociedade civil, o Encontro apresentará os indicadores de políticas culturais dos municípios paraibanos, que foram coletados no Mapeamento de Órgãos Municipais de Cultura, por meio de formulário eletrônico ativado pela Secult-PB desde o dia 8 de maio. Na sequência, haverá um debate sobre o Sistema Nacional de Cultura.
Das 14h às 17h, a coordenadora de Instrumentos Técnicos e de Gestão, Flávia Rodrigues, e a coordenadora de Orientação a Estados, DF e Municípios, Mariana Resende, ambas do MinC, ministrarão oficina sobre a LPG, exclusivamente para os gestores municipais de cultura.
Expectativa – Entre os gestores de Cultura, a expectativa é que saia desses eventos o alinhamento de todas as instâncias sobre as novas leis de fomento e as políticas culturais.
“O Encontro de Secretários e Dirigentes Municipais de Cultura é uma oportunidade de afinarmos com todos os gestores da Paraíba o compromisso de fazermos a cultura avançar. Um passo de grande relevância para isso é o mapeamento dos gestores de cultura, que é uma iniciativa da Secult com a finalidade de manter comunicação entre os gestores das 12 regionais de cultura e, dessa forma, construir uma agenda de ações culturais em nível estadual para promover a difusão das produções culturais locais e estadual”, avalia André Oliveira, diretor de Cultura do município de Esperança.
Para ele, o Encontro vai definir um caminho para as ações realizadas nos municípios, dando visibilidade a tudo que é produzido artística e culturalmente. “Será o primeiro degrau a subir para mantermos vínculos entre o ente municipal e estadual, para ampliarmos e fazer chegar de fato ações da Secult-PB a cada uma das regionais, democratizando a cultura”, concluiu.
Assunção foi o primeiro município a preencher o formulário de Mapeamento dos Órgãos Municipais de Cultura, lançado pelo Governo da Paraíba, por meio da Secult-PB. A secretária de Cultura do Município, Danielma Lino, disse que o mapeamento é importante: “É uma forma de conhecer melhor as instituições municipais de cultura, de aproximar Estado e Municípios, criando uma parceria forte na prática, para gerar políticas públicas conforme cada realidade. Nossa cidade estará presente no encontro, com grande expectativa”.
About Author
Veja também
Paraíba conquista Selo Prata no programa Compromisso Nacional Criança Alfabetizada
Sindseap pede criação de Comissão para apurar atos da Corregedoria junto a policiais penais de plantão nas penitenciárias da Capital
Federações aprovam mudança que permite duas reeleições na presidência da CBF
Silvio Porto (Silvinho) recebe amigos em aniversário classe A
Cid Moreira, ícone do jornalismo da televisão brasileira, morre aos 97 anos