Estudante da Escola Municipal Antônio Aurélio T. de Carvalho, em Fagundes, superou diversos concorrentes de escolas privadas do país
A Prefeitura de Lucena, tendo à frente o prefeito Léo Bandeira e a Secretaria Municipal de Educação, sob o comando da secretária Ângela Valquíria, programam uma grande festa para homenagear o estudante Luiz Felipe de Mesquita Nogueira, de apenas 14 anos, que conquistou o segundo lugar (medalha de prata), entre dezenas de paraibanos, na 17ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP, edição 2022, que teve recentemente divulgadas os seus vencedores.
Filho do casal Osvaldo Nogueira da Costa e Rita de Cácia de Mesquita, Luiz Felipe é aluno do 9º ano da Escola Municipal Antônio Aurélio T. de Carvalho, situada em Fagundes e criado pela avô, Maria Madalena de Mesquita. Além da medalha de prata pelo segundo lugar conquistado com outros três paraibano na categoria Nível 1, recebeu também Menção Honrosa do Instituto de Matemática Pura e Aplicada – IMPA, da Sociedade Brasileira de Matemática – SBM, e ainda do Ministério da Educação – MEC e do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação – MCTI.
Para chegar a conquista de segundo melhor paraibano Nível 1, na 17ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP, Luiz Felipe se submeteu a duas fases de exames de matemática com concorrentes de todo o país, sendo a primeira no dia 7 de junho do ano passado e a segunda e última fase, sendo aplicada em 8 de outubro.
A equipe administrativa e pedagógica da Escola Municipal Antônio Aurélio T. de Carvalho se sente muito orgulhosa pelo trabalho que vem sendo realizado, bem como pela conquista do seu aluno numa Olimpíada de caráter nacional, bastante conceituada. O estabelecimento de ensino tem como gestor administrativo Ivanildo Lima do Nascimento e como gestoras pedagógicas as educadoras Luanna Karolyne Batista Nascimento e Rita de Cássia da Silva.
Durante a temporada 2022, Luiz Felipe teve como professor de matemática o educador Thiago Davidson, que continua comemorando a façanha conquista por seu aluno.
LÉO BANDEIRA: “NOSSO MUNICÍPIO SE ORGULHA DE VOCÊ”
O prefeito Léo Bandeira parabenizou bastante o estudante Luiz Felipe e disse que, a excelente colocação do aluno na Olimpíada Brasileira de Matemáticas das Escolas Públicas representa o resultado da dedicação que a gestão tem dado à Educação, na valorização dos profissionais.
Segundo Léo Bandeira, sua gestão tem dado um toque de mágica à educação do município, valorizando os profissionais e cuidando da estrutura das escolas, colocando material didático de primeiro mundo para ser aplicado em sala de aula, merenda escolar de qualidade, que, inclusive, colocou o município de Lucena no cenário nacional como a segunda melhor merenda do Brasil. “Lucena sai dos piores resultados para um novo tempo, tempo este que quero compartilhar com todos que fazem parte da Secretaria”, disse.
Veja a Entrevista com Léo Bandeira
INVESTIMENTO NA EDUCAÇÃO FAZ A DIFERENÇA
A secretária municipal de Educação, Ângela Valquíria, ao se referir ao segundo lugar conquistado pelo estudante Luiz Felipe Nogueira na 17ª OBMEP, disse que tudo isso é fruto de uma gestão que valoriza a Educação. “Na sociedade em que vivemos, nós sabemos que o aluno da rede privada tem mais recursos e mais oportunidades que o aluno das escolas públicas, entretanto, no município de Lucena, o prefeito Léo Bandeira tem investido bastante na educação, tanto na formação de professores, quanto no aluno com material didático, merenda de qualidade, fardamentos e, tudo isso, faz com que o aluno consiga se desenvolver melhor a ponto de ter capacidade de competir com aluno de qualquer rede privada.
Veja Entrevista com a secretária
SAIBA MAIS
A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada – IMPA, com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática – SBM, e promovida com recursos do Ministério da Educação – MEC e do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação – MCTI.
Criada em 2005 para estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área, a OBMEP tem como objetivos principais:
Estimular e promover o estudo da Matemática;
Contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, possibilitando que um maior número de alunos brasileiros possa ter acesso a material didático de qualidade;
Identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso em universidades, nas áreas científicas e tecnológicas;
Incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas, contribuindo para a sua valorização profissional;
Contribuir para a integração das escolas brasileiras com as universidades públicas, os institutos de pesquisa e com as sociedades científicas;
Promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.
O público-alvo da OBMEP é composto de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental até último ano do Ensino Médio.
Coordenação de Comunicação
Prefeitura Municipal de Lucena
About Author
Veja também
Governo divulga 3ª chamada dos candidatos selecionados no Programa Habilitação Social
Lucena chega aos 63 anos de emancipação política neste domingo (22). Data é comemorada com culto, missa, inaugurações e atrações musicais
João Azevêdo lança empreendimento com resort, parque temático e shopping aberto no Polo Turístico Cabo Branco
AGENDA CULTURAL cheia de novidades neste final de semana. Diversão e muta atração musical. CONFIRA
Associação da Polícia Penal e Sindicato de Servidores discutem com Governo do Estado as demandas salariais para 2025