Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Lula determina que CGU reavalie sigilos de documentos do governo Bolsonaro

Lula também prorrogou, por mais 60 dias, a isenção de tributos federais nos combustíveis

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou neste domingo (1/01) despacho em que determina que a Controladoria-Geral da União (CGU) reavalie, no prazo de 30 dias, decisões do ex-presidente Jair Bolsonaro que impuseram sigilo a documentos e informações da Administração Pública.

Durante a campanha, Lula havia dito que, no primeiro dia de governo, iria trabalhar para derrubar os sigilos impostos pelo adversário. Entre as informações e documentos sob sigilo de 100 anos estão o cartão de vacinação de Bolsonaro, os registros de visitas dos filhos do ex-presidente ao Palácio do Planalto e um processo interno do Exército contra o ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello.

Lula assinou outras normas e medidas provisórias. Numa delas, prorrogou, por mais 60 dias, a isenção de tributos federais nos combustíveis. Mais cedo, o senador Jean Paul Prates (PT-RN), indicado para a presidência da Petrobras, havia informado sobre a MP.

Em outra MP, o presidente garantiu o pagamento de R$ 600 para todas as mais de 21 milhões de famílias beneficiárias do Bolsa Família.

Decretos sobre armas

Outra promessa de campanha de Lula era a revogação de decretos de Bolsonaro que facilitavam o acesso a armas. O novo decreto de Lula suspende, por exemplo, o registro de novas armas de uso restrito de Caçadores, Atiradores e Colecionadores (CACs) e autorizações de novos clubes de tiro até a edição de nova regulamentação.

O novo texto condiciona a autorização de porte de arma à comprovação da necessidade. Bolsonaro havia mudado essa regra, estabelecendo que era preciso apenas uma simples declaração. Outro ponto do decreto de Lula é o recadastramento no Sistema Nacional de Armas (Sinarm), da Polícia Federal, em 60 dias, de todas as armas adquiridas a partir da edição do Decreto n° 9.785, de 2019.

O novo decreto ainda proíbe o transporte de arma municiada, a prática de tiro desportivo por menores de 18 anos e a redução de seis para três na quantidade de armas para o cidadão comum, entre outras.  Um grupo de trabalho será criado e terá 60 dias para apresentar uma proposta de nova regulamentação do Estatuto do Desarmamento.

Na área do meio ambiente, Lula assinou despacho em que determina que o Ministério do Meio Ambiente apresente, em 45 dias, uma proposta de nova regulamentação para o Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). Também assinou decreto em que reestabelece o Fundo Amazônia e viabiliza o uso R$ 3,3 bilhões em doações internacionais para combater o crime ambiental na Amazônia.

Lula editou ainda dois decretos para revogar normas do governo Bolsonaro que, segundo especialistas, dificultavam o acesso de pessoas com deficiência à educação inclusiva.

__________________________________________

About Author

Tags