O ator e humorista Renato Aragão, de 87 anos, foi internado nesta quarta-feira (7), no Hospital Samaritano Barra, no Rio de Janeiro. Ele foi levado ao hospital após reclamar de que estava “zonzo” e foi diagnosticado com AIT (Acidente isquêmico transitório).
“Ele teve um AIT e está sob vigilância [da área] neurológica. Está bem e monitorado com muito amor e carinho”, informou Lilian Aragão, a mulher do humorista.
Lilian Aragão contou que decidiu levar o marido ao hospital após apresentar sintomas de labirintite. “Ele ficou zonzo e vim para o hospital, pensamos que fosse labirintite”, relatou. Ela ainda procurou tranquilizar os fãs de Renato Aragão dizendo que ele apresentou melhoras após os primeiros atendimentos.
Agora, o artista está em observação e não precisou ficar na UTI (Unidade de terapia intensiva). Esta em observação como tem que ser. Ele já está no quarto, não estamos na UTI.
O que é AIT?
O ataque isquêmico transitório (AIT) é um problema de saúde causado quando uma artéria que transporta o sangue até o cérebro fica temporariamente entupida por um coágulo, ou seja, um trombo. Esse entupimento pode ocorrer em razão de uma trombose – quando são formadas placas em alguma artéria principal do cérebro – ou embolia – quando um trombo ou placa de gordura se solta de outra parte do corpo e chega até os vasos de corrente sanguínea do cérebro.
Como diferenciar AVC de AIT?
O ataque isquêmico transitório (AIT) é bastante parecido com o acidente vascular cerebral (AVC), porque os sintomas são os mesmos, como dificuldade de enxergar, dormência em algum dos lados do corpo ou perda de fala. A diferença entre eles é que o AIT se reverte naturalmente, ou seja, o próprio sangue é capaz de dissolver o coágulo que está provocando a obstrução do vaso e impedindo sua passagem para o cérebro.
Como identificar um ataque isquêmico transitório?
Os sintomas do ataque isquêmico transitório (ATI) são semelhantes aos de um acidente vascular cerebral isquêmico ou AVC isquêmico, no entanto, eles têm característica transitória e reversível, ou seja, não ocasionam lesão encefálica. Entre os principais sintomas estão:
- perda repentina de sensibilidade ou sensibilidade incomum em algum dos lados do corpo;
- paralisia ou fraqueza súbita em algum dos lados do corpo;
- dificuldade para falar, como se a fala estivesse arrastada;
- confusão mental com dificuldade de compreensão e linguagem;
- visão turva ou perda da visão;
- perda de equilíbrio e tontura.
About Author
Veja também
Governo Federal vai destinar R$ 5,5 milhões para aquisição de câmeras corporais para a PMPB
As atrações musicais do final de semana aqui, na Agenda Cultural. Aproveitem!!
Jornalista Josélio Carneiro é o mais novo Cidadão Pessoense
Arcebispo sofre queda e fratura punho esquerdo
Record demite diretores do Domingo Espetacular