28 DE JUNHO – Dia do Agente Penitenciário/Policial Penal na Paraíba

Hoje é comemorado na Paraíba, o Dia do Policial Penal. A data foi  instituída no estado depois da aprovação no Senado Federal da  Emenda Constitucional nº 14/2016 (PEC DA POLÍCIA PENAL), de autoria do então senador Cássio Cunha LIma. “O Sindicato parabeniza todos os guerreiros e guerreiras por esse dia especial”, disse nesta segunda-feira, 28, Manuel Leite de Araújo, presidente do Sindicato dos Agentes e Servidores do Sistema Penitenciário da Paraíba – SINDASP/PB.

Para o Sindasp-PB, um dos maiores presentes que o Governo do Estado poderia dá à categoria, seria o envio para a Assembléia Legislativa da Paraíba de Projeto de Emenda à Constituição Estadual regulamentando os atuais agentes penitenciários e os cargos isolados para policiais penais.

“O governador João Azevedo já prometeu que faria isso, no entanto, todos nós aguardamos que isso aconteça o mais breve possível”, afirmou o presidente Manuel Leite, acrescentando que “No Nordeste, apenas a Paraíba e a Bahia ainda não fizeram essa regulamentação. No Brasil, são apenas oito Estados”.

Na Paraíba existem atualmente 1.700 policiais penais trabalhando em 64 unidades, entre cadeias, presídios e penitenciárias. O presidente do Sindasp-pb informou que a Polícia Penal é uma das forças de segurança no Estado onde precisa bastante do apoio dos órgãos públicos, principalmente neste momento de pandemia da Covid-19, já que convivem com uma imensa população carceraria, ficando expostos a todo tipo de situação, inclusive, de saúde pública.

A Secretaria Estadual de Administração Penitenciária, tendo à frente o secretário Sérgio Fonseca, também parabenizou os policiais penais pela passagem do Dia 28 de Junho – Dia do Policial Penal. Em vídeo, ele enalteceu o trabalho desses guerreiros, mostrando um pouco de suas ações junto ao sistema penitenciário da Paraíba.

 

Por Marcos Lima

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

%d blogueiros gostam disto: