PELO MAR – Canoísta que faz travessa do Oiapoque ao Chuí, chega neste domingo (27) em Lucena

A cidade de Lucena, no litoral norte paraibano, vai receber na manhã deste domingo, dia 26, Adelson Carneiro Rodrigues, paulista, 59 anos, que desde o ano passado está se aventurando nas águas do Oceano Atlântico, numa atravessia do Oiapoque (Amapá) ao Chuí (Rio Grande do Sul).

“Todos têm seu sonho a realizar. O meu, desde jovem, era fazer essa excursão, na verdade, uma aventura brasileira. Quando começamos a fazer alguma coisa queremos concluir. Então, se concluir essa travessia realizo o sonho que acalento há muitos anos”, disse ele.

No município de Lucena, o canoísta, que além de aventureiro de mar, já escalou a montanha mais alta das Américas, o Monte Aconcágua, na cordilheira dos Andes na Argentina, onde enfrentou encarou de 20 graus, será recebido pelos secretários Carlinhos Leite (Turismo) e Ederlan Vale (Pigudo, de Esportes), além de toda uma caravana de jornalistas brasileiros e também de sua equipe de produção.

O aventureiro do mar desbrava a natureza por meio da canoagem desde os 17 anos de idade, numa paixão que se transforma num desafio pessoal, daquele que ‘só sossega’ quando a missão for concluída, e é dessa maneira que vem encarando uma aventura inédita na canoagem brasileira a bordo de um caiaque oceânico.

“Pode parecer impossível, mas não do ponto de vista de Adelson que está nessa empreitada e tem pretensão de chegar no Chuí ainda este ano”, afirma sua assessoria em entrevista concedida em Belém do Pará, cidade por onde Adelson também já passou.

Do Norte (Oiapoque) ao Sul (Chuí) tem percurso de 8.000 km a remo, cerca de 4.000 milhas. Adelson defende que irá concluir, porém, sem previsão de quanto tempo vai durar sua aventura. Quando concluir a missão, será o atleta brasileiro a percorrer toda costa brasileira de Norte a Sul, de caiaque oceânico.

Ao fim da travessia, Adelson Carneiro vai contar toda a sua aventura do Oiapoque ao Chui por meio de caiaque, em livro, que já tem mais de 200 páginas escrita e já garante destacada atenção dada a ele pelos lucenense e pela Prefeitura Municipal.

Por Marcos Lima com informações de O Ligeral/PA

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

%d blogueiros gostam disto: