Sudema inicia operação São João Sem Fogueiras

A Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) iniciou, na noite desta quarta-feira (23), véspera de São João, a operação São João Sem Fogueiras, que será realizada por meio de uma força-tarefa com a participação do Batalhão Ambiental e do Corpo de Bombeiros. A ação busca fiscalizar o cumprimento da Lei Estadual Nº 11.711/2021, que proíbe fogueiras em espaços urbanos no estado da Paraíba enquanto perdurar as medidas de combate à pandemia da Covid-19.

Segundo o major Jailson Bezerra, chefe da Divisão de Fiscalização (DIFI) da Sudema, as equipes percorrerão a região metropolitana de João Pessoa buscando abordar e orientar a população acerca do que determina a Lei Estadual. “Se houver resistência em sanar ou apagar a fogueira, será aplicada uma multa”, explicou. A operação seguirá até o fim do mês.

Em Campina Grande, a operação já está em andamento desde o último dia 12. De acordo com a major Luciana Firme, o policiamento atua durante todo o dia para coibir a venda de lenha. Até o momento, não foram identificados pontos de venda. “Fogueiras acesas serão apagadas pelo Corpo de Bombeiros e os responsáveis serão multados como diz a lei”, completou.

A operação em Campina Grande conta com a parceria da Sesuma, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros e já tem recolhido material de fogueira identificado na área urbana da região.

A fumaça das fogueiras pode se tornar um forte agravante para pessoas que sofrem de doenças respiratórias, crises alérgicas e quadros de Covid-19, além de oferecer grande risco ao meio ambiente. Para denunciar a prática, a população pode entrar em contato por meio dos telefones (83) 3218-5591 ou (83) 98844-2191.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

%d blogueiros gostam disto: