Na Capital, vereador pede criação de programa de distribuição de absorvente feminino para jovens carentes

Compartilhar

O vereador Junio Leandro (PDT) encaminhou uma Indicação sugerindo a ação ao Executivo Municipal

Na sessão ordinária da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), o vereador Junio Leando (PDT) justificou a Indicação 165/2021 que encaminhou ao Executivo Municipal sugerindo a criação de um programa de distribuição de absorvente feminino para jovens carentes da cidade.

De acordo com o parlamentar, uma adolescente chega a faltar de 30 a 40 dias durante um ano letivo devido à impossibilidade de aquisição de absorvente. Segundo ele, muitas jovens usam materiais inadequados em substituição aos absorventes comercializados, gerando problemas de saúde.

“Trago uma problemática de política pública e social em defesa da saúde das mulheres. Apresentei uma indicação para que os gestores municipais enxerguem efetivamente as jovens carentes da cidade e criem um programa de distribuição de absorventes. Esse projeto vai garantir a dignidade dessas jovens e cumprirá uma garantia ao direito à saúde integral que preconiza o acesso a produtos de higiene pessoal”, defendeu.

A Indicação sugere que o Poder Executivo irá fornecer e distribuir gratuitamente absorventes higiênicos às mulheres de baixa renda na cidade de João Pessoa. Também preconiza que a Rede Municipal de Ensino e as Unidades Básicas de Saúde fornecerão os absorventes higiênicos em quantidade necessária às mulheres de baixa renda, ficando a critério o melhor método de distribuição e fornecimento do produto. Ainda especifica que para ter direito ao absorvente, a mulher de baixa renda deverá estar cadastrada em qualquer Centro de Referência em Assistência Social (Cras) da capital paraibana.

Em aparte, a vereadora Eliza Virgínia (Progressistas) manifestou apoio à sugestão de Junio Leandro e disse que já havia pensado em fazer um projeto sobre o tema. Já o vereador Marmuthe (PSL) falou que fez um projeto sobre o assunto, mas não obteve sucesso. Por sua vez, Carlão ressaltou a importância para saúde das jovens carentes da cidade do Poder Público distribuir absorventes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

%d blogueiros gostam disto: