No Dia Internacional da Enfermagem: Faces a reconhecer

*Edson Gomes

(gomesdh2016@gmail.com)

Neste Dia 12 de maio é comemorado o Dia Internacional da Enfermagem ou Dia Internacional das (os) enfermeiras (os) uma alusão ao nascimento de Florence Nightingale, considerada a “mãe” da enfermagem moderna.

Está data tem sido vista não como uma data comemorativa, mas um dia de luta da categoria por reconhecimento. Isso porque mesmo sendo uma categoria de numerosos profissionais, cerca de 2,5 milhões de trabalhadoras e trabalhadores aqui no Brasil, não tem um reconhecimento profissional desejado.

Trabalhando em ambiente de péssimas condições de trabalho, percebendo baixos salários e sofrendo com assédio moral no trabalho, a categoria tem uma série de reivindicações em sua agenda política.

Atualmente, estes profissionais estão empenhados em aprovar, no Senado Federal, o PL 2564/2020 que regulamenta um Piso Salarial Nacional e historicamente vem lutando pela aprovação do PL 2295/2000 que regulamenta a jornada de trabalho e que tramita na Câmara Federal de 2000.

Hoje(12/05) estão marcadas diversas manifestações por todo país, e aqui em João Pessoa, o movimento dos profissionais de enfermagem farão logo mais às 15:30 horas uma manifestação no Parque Sólon de Lucena em defesa do reconhecimento da categoria e pela aprovação de suas pautas.

A enfermagem brasileira, que é uma grande protagonista no combate a pandemia e no cuidado com os pacientes vítimas do Coronavírus, que para se proteger esconde sua face por trás dos equipamentos de proteção individual(EPIs) são faces a serem reconhecidas pelo poder publico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

%d blogueiros gostam disto: