Detran-PB abre Movimento Maio Amarelo na Paraíba

Com o tema “Respeito e responsabilidade: pratique no trânsito”, o superintendente do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PB), Isaías Gualberto, abriu oficialmente, nesta quarta-feira (5), o Movimento Maio Amarelo na Paraíba, por meio de uma live transmitida pelas redes sociais do órgão. O evento contou com a participação de representantes dos segmentos que compõem o sistema nacional de trânsito no Estado.

Apresentado pela coordenadora de Educação de Trânsito do Detran, Ana Paula Buzetto, durante a abertura da live, o superintendente Isaías Gualberto destacou a importância  da campanha mundial do Maio Amarelo, no sentido de conscientizar e chamar a atenção da população para a violência no trânsito. “Infelizmente vivemos uma verdadeira guerra e cabe a cada um de nós, enquanto órgãos aqui representados nessa abertura, darmos as mãos para diminuir o número alarmante de mortes e acidentados no trânsito”.

Ele lamentou que a maioria desses acidentes envolva motociclistas, ceifando as vidas de jovens adultos. Ressaltou ainda a importância do Concurso de Redação dentro da programação do Maio Amarelo, sobre o tema do Movimento, inserido no Programa Desafio Nota 1000, da Secretaria Estadual de Educação. Com patrocínio do Detran, os alunos ganhadores e alguns professores serão premiados com notebooks.

A live de abertura contou com as participações do presidente do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Frederico Carneiro; do secretário de Estado da Segurança e Defesa Social, Jean Nunes; do secretário de Estado da Educação, Cláudio Furtado; da coordenadora do Programa Vida no Trânsito, Gerlane Oliveira, representando a Secretaria de Estado de Saúde; do comandante da Polícia Militar, coronel Euller Chaves; do presidente do Conselho Estadual de Trânsito (Cetran), Carlos Pereira, e do superintendente da Polícia Rodoviária Federal na Paraíba, Carlos André Costa.

E ainda: do coordenador da Educação e Saúde para o Trânsito do Denatran, Everaldo Valenga; do comandante do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran), coronel Jucier de Lima; do superintendente executivo de Mobilidade Urbana (Semob-JP), George Morais; do Comando Geral do Corpo de Bombeiros, representado pelo major Eduardo Alves, e do presidente do Sindicato das Empresas de Centro de Formação de Condutores da Paraíba, Claudionor Fernandes.

Acidentes de trânsito – Segundo dados fornecidos pelos hospitais de Trauma de João Pessoa e de Campina Grande, o número de atendimentos decorrentes de acidentes de trânsito registrados em 2020 somou um total de 20.153 acidentados, sendo o maior número deles envolvendo motociclistas.

Até abril de 2021, nas duas unidades de saúde já foram registrados 6.163 atendimentos decorrentes de acidentes de trânsito, sendo a maioria também envolvendo motociclistas. No primeiro trimestre deste ano ocorreram 173 óbitos ocasionados por acidentes de transporte terrestre na Paraíba.

Segue, abaixo, o restante da programação do Maio Amarelo 2021:

10/05 – 19h – Palestra “Técnicas de pilotagem”, em parceria com o Centro Educacional Honda;

10 a 12/05 – 15h – Palestra “Harmonia no trânsito” (voltada para os professores da rede estadual de ensino), em parceria com o Centro Educacional Honda;

12/05 – 10h – Live “Panorama dos acidentes de trânsito na Paraíba”;

17 a 21/05 – Período de inscrições para o Concurso de Redação do Programa Desafio Nota 1000, sobre o tema “Respeito e responsabilidade: pratique no trânsito”;

19/05 – 10h – Live “Alterações no Código de Trânsito Brasileiro”;

24 a 28/05 – Período de realização do Concurso de Redação Desafio nota 1000;

31/05 – 10h – Live de encerramento do Maio Amarelo, com o tema “Educação para o trânsito e os desafios em tempos de Pandemia”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

%d blogueiros gostam disto: