Observados por policiais, flagrados sem máscara fazem flexões em Banda Aceh Chaideer Mahyuddin / AFP

Indonésia tem ‘lista de castigos’ para quem não usa máscara

Compartilhar

País com maior mortalidade do Sudeste Asiático apela para punições que vão de multas a abertura de covas e limpeza de esgotos para quem é flagrado

Com pouco mais de 10 mil mortes por covid-19, a Indonésia tem a pior mortalidade na pandemia do novo coronavírus no Sudeste Asiático. Para reduzir esses números, o governo tornou o uso de máscaras obrigatório e criou uma série de punições, algumas pouco ortodoxas, para punir quem é flagrado sem uma.

O cidadão que não quiser pagar multa é obrigado a fazer coisas como flexões de braço na frente dos policiais, ajudar na limpeza de rios e canteiros das cidades, cavar covas e, em alguns casos, se deitar dentro de um caixão.

Na província de Banda Aceh, a abertura de covas foi justificada pelo porta-voz do governo, Joko Suyono, pela falta de pessoal. “Só temos três coveiros no momento, então pensei em colocar essas pessoas para trabalhar com eles. Com sorte, isso pode fazer com que as pessoas cumpram as regras”, disse ele.

Flagrada sem máscara

Em entrevista ao portal VOA News, Evani Jesselyn, dona de uma cafeteria na capital, Jacarta, contou que foi parada pela polícia após ser flagrada sem máscara dentro de seu próprio carro.

“Eu estava sozinha no carro, com a máscara. Por um instante, tive dificuldade de respirar e tirei, só para respirar um pouco de ar fresco. Foi nessa hora que me pararam”, disse ela.

Evani foi encaminhada diretamente para o tribunal, onde esperou por uma hora em uma sala lotada, para ter uma audiência com o juiz. Diante do magistrado, recebeu duas opções: pagar uma multa ou ajudar na limpeza do sistema de esgoto da cidade. Ela optou por pagar a multa de 100 mil rúpias (cerca de R$ 38).

Segundo o governo, mais de 180 mil pessoas receberam multas por não usar máscaras.

Fonte: r7.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

%d blogueiros gostam disto: